Como melhorar o Speaking fora da sala de aula?

Hello guys!

Procurando materiais para o blog na internet encontrei um site muito legal com dicas de como melhorar o Speaking. O post é todo em Inglês e você pode acessa-lo clicando aqui. Como este blog é voltado para os brasileiros que tem interesse em aprender a lingua inglesa e como muitos dos meus alunos são iniciantes, decidi fazer uma versão em português do post. Este post não é uma tradução literal e sim uma versão minha, por isso recomendo que todos leiam a versão original também – é uma ótima forma de treinar o idioma! As partes em laranja são observações pessoais minhas ! As dicas que tratam de pronúncia (5,6,7,8,9 e 16) serão melhor abordadas em posts específicos aqui no blog. 

“Se você está lendo este post, imagino que você queria se comunicar com competência e confiança em Inglês.

Quando nos comunicamos com eficácia somos capazes de expressar nossas ideias e opiniões, compartilhar experiências e construir relações com outras pessoas. Quando lutamos para nos expressar nos sentimos inseguros e desmotivados. Como seres humanos, queremos participar de discussões em grupo e fazer a diferença em nossa sociedade.

No mundo moderno nos comunicamos através de fronteiras. O Inglês é a coisa mais próxima que temos de uma língua internacional.

Quando falamos Inglês, pessoas do mundo todo podem ouvir nossa voz. Mas, para falar Inglês melhor precisamos de um professor, certo? Precisamos de aulas, certo?

Bem, professores e aulas de Inglês com certeza ajudam mas estudar Inglês por algumas horas semanais pode não melhorar muito o seu Inglês falado.

O que você precisa é se tornar um estudante auto-direcionado, alguém responsável por seu próprio aprendizado e que cria seu programa individual para desenvolver o Inglês.

Com certeza é verdade que a fala é uma atividade social e é melhor que seja feita com outras pessoas. No entanto, o mesmo pode ser dito de outras atividades. Leo Messi se tornou um ótimo jogador de futebol porque passou muitas horas de muitos anos praticou sozinho. Você pode fazer o mesmo com o Inglês. Aqui estão 33 dicas de como treinar o Speaking fora da sala de aula.

1) Grave a si mesmo falando Inglês: Ouvir a si mesmo pode parecer estranho no começo, mas logo você se acostuma.Escute uma gravação de Inglês fluente (um áudio curto) e depois grave a si mesmo repetindo o que foi dito. Compare as diferenças e tente novamente. Seres humanos tem uma tendência natural a imitar – por isso você vai melhorar cada vez mais. Soundcloud é uma excelente ferramenta de gravação e você ou seu professor podem fazer anotações.

2) Leia em voz alta, principalmente diálogos: Ler em voz alta não é o mesmo que conversar naturalmente. No entanto é muito útil para treinar os músculos da voz. Treine de 5 a 10 minutos por dia e você vai começar a perceber quais sons são difíceis para você. Encontre transcrições de diálogos naturais e treine com um amigo. Você também aprenderá frases comuns em Inglês.

3) Cante músicas em Inglês junto com o CD (ou rádio) enquanto toma banho ou dirige. Você pode aprender várias expressões com músicas pop. É mais fácil lembrar palavras quando elas estão associadas à música. Por isso é mais difícil lembrar um poema do que a letra de uma música.

4) Assista vídeos curtos e pause para repetir o que foi dito. Youtube é um recurso maravilhoso para quem está aprendendo Inglês e você provavelmente tem seus clips favoritos. Meu conselho é assistir vídeos curtos e realmente estudá-los. Vídeos mais longos podem desviar a atenção. O segredo para melhorar o idioma assistindo vídeos é ouvi-los cuidadosamente e pausar para focar em sons e palavras diferentes. Muitos vídeos do Youtube agora tem legendas.

5) Aprenda o som das vogais e consoantes em Inglês. O alfabeto fonético contém todos os sons de vogais e consoantes em Inglês. Aprender esses sons usa-los pra pronunciar palavras corretamente em Inglês vai ajudá-lo a falar claramente.

6) Aprenda a identificar o “Schwa”. O “schwa” é o som mais comum em Inglês. Ele aparece em palavras como “teacher” e “around”.

7) Aprenda as formas fracas e fortes de palavras comuns. Quando você aprender o “schwa” você ouvirá os nativos de uma outra forma.

8) Aprenda “word stress” (ênfase na palavra). O stress nada mais é que a sílaba tônica de cada palavra. É extremamente importante sabermos pronunciar as palavras com a ênfase certa.

9) Aprenda “sentence stress” (ênfase na frase). Assim como as palavras, as frases também tem a sua ênfase ecada situação pede uma ênfase diferente.

10) Identifique e pratique frases fixas e semi fixas. Frases ficas geralmente contém de 3 a 7 palavras e incluem items como:

to be honest

in a moment

on the other hand

Uma conversa é feita de estruturas gramaticais, vocabulário e frases fixas e semi fixas. Os exemplos acima se comunicam em uma série de outras expressões fixas ou semi fixas. É importante aprender a função comunicativa dessas frases, treinar sua pronúncia e utiliza-las em suas conversas. Confira aqui a lista das 1000 frases fixas mais comuns

11) Aprenda “collocations”. Palavras não gostam de ficar sozinhas. Elas preferem ficar acompanhadas de seus amigos, assim como as pessoas algumas palavras formam grandes amizades e outras nunca se encontram.

Ouça atentamente as combinações de palavras. “Short” e “small” tem significados similares mas nós dizemos que as pessoas tem “short hair” e não “small hair” (cabelo curto). High e tall geralmente não são muito diferentes, mas dizemos que as pessoas tem “high hopes” e não “tall hopes” (grandes expectativas)

12) Substitua verbos normais por “phrasal verbs”.  Muitos estudantes de Inglês não entendem porque nativos usam tantos phrasal verbs sendo que existem verbos normais que têm o mesmo significado. Existem razões históricas para isso, mas o fato é que nativos utilizam MUITO phrasal verbs e se quisermos entendê-los, tente incluí-los em suas conversas. Phrasal verbs originalmente se referem a movimentos, então quando você aprender um novo, faça movimentos enquanto os pronuncia para te ajudar a lembrar.

13) Aprenda respostas curtas e automáticas. Muitas respostas são automáticas (Right, OK, no problem, alright, fine thanks, just a minute, you’re welcome, fine by me, let’s do it!, yup, no way! you’re joking, right?, Do I have to? etc.). Comece a usar essas respostas.

14) Conte histórias e use narrativas. Pessoas contam histórias. Usamos o past simple, past continuous e past perfect pra contar histórias, mas quando o ouvinte está muito interessado parece que ele realmente está vivendo a história. Então, geralmente usamos o presente para tornar nossas histórias mais dramáticas.

15) Aprenda a pausar para criar efeito. Falar rápido não significa necessariamente que você fale Inglês bem. É importante saber quando pausar para dar ao ouvinte tempo pra pensar no que você disse, responder apropriadamente e adivinhar o que você vai dizer. Imagine que você é um ator em cena: pausar deixa as pessoas interessadas

16) Aprenda problemas típicos de pronúncia na sua língua nativa. Cada nacionalidade tem sua própria dificuldade com os sons em Inglês. Meus próximos posts sobre pronúncia irão focar nas dificuldades próprias brasileiros.

17) Aprenda sobre “chunking”. Chunking significa juntar palavras pra criar unidades significativas. Voceê não precisa analisar cada palavra para utilizar uma frase. Por exemplo: Nice to meet you. É uma frase curta (4 palavras) que pode ser lembradas como se fossem um item só.

Espero que este post tenha sido útil para você ! No próximo post da série você vai conhecer mais 14 dicas para melhorar o Speaking.

See you! =)

Link para o site original – 33 Ways to Speak Better English Without Classes

 

Advertisements

3 comments

  1. Dois no Canadá · · Reply

    Boas dicas! Eu segui a maior parte rs
    A que eu mais fazia/faço/farei eternamente é cantar no chuveiro ou carro, junto com a música! Adoro rs

    1. Hahahaha cantar é a melhor forma…. várias vezes de eu descobrir que estava cantando tudo errado e nunca mais esquecer o certo !! rsrs

      1. Dois no Canadá · ·

        ahahha isso também já aconteceu comigo…Várias vezes! Rs

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: