Como aprender e memorizar vocabulário em Inglês? – Parte I

Possuir vocabulário amplo e diversificado é um dos pontos essenciais para quem quer atingir a proficiência no Inglês. Há muito tempo atrás, o Inglês era ensinado com listas de palavras a serem memorizadas e traduzidas. Essas palavras muitas vezes não possuíam qualquer conexão entre si mas deveriam ser decoradas para as provas. O ensino do idioma evoluiu muito e hoje em dia sabemos que técnicas assim não ajudam os alunos e mais, podem até ser prejudiciais ao ensino. Infelizmente, esse tipo de técnica ainda é utilizado em muitas escolas, principalmente no Ensino Fundamental de escolas públicas no Brasil.

A questão é que as coisas que aprendemos precisam fazer sentido para nós ou não vamos conseguir lembrar depois. Decorar listas de palavras não é o suficiente pois cada palavra pode ser utilizada em inúmeros contextos, com significados diferentes. Isso vale também pra traduções. Vários alunos já me perguntaram a tradução de “get” e eu sempre respondo abrindo um dicionário e mostrando as várias páginas de situações diferentes em que “get” pode ser usado. “Get” pode significar: adquirir, ter, chegar, arranjar, receber, pegar, etc, etc, etc.

Nesse caso, se “Get” estivesse entre as palavras que eu tive que decorar na minha  lista do Ensino Fundamental, eu continuaria sem entender nada. Por isso, hoje, aprendemos Inglês de forma contextualizada. Aprendemos através de situações do dia a dia, como por exemplo, conhecer alguém, ir ao supermercado, pedir informações no balcão do aeroporto, participar de uma entrevista de emprego. Em casa situação utilizados expressões (conjunto de palavras) diferentes, que fazem sentido para aquela ocasião. Se eu for ao supermercado posso dizer: “I’m going to get some vegetables” (Vou comprar alguns vegetais). No aeroporto posso perguntar: “Where can I get a taxi to the hotel?” (Onde posso pegar um taxi para o hotel?) .  Após a entrevista de emprego: “Did you get the job?” (Você conseguiu o emprego?).  Só aqui temos 3 situações totalmente diferentes em que o verbo GET foi utilizado em diferentes sentidos.

O importante não é tentar memorizar todos os significados de todas as palavras, e sim entender quando cada uma é utilizada. E claro, isso leva tempo. Por isso vamos aprendendo diferentes situações durante o curso de Inglês. Se meu aluno vai fazer uma viagem de turismo para Londres não faz muito sentido eu ensina-lo as expressões mais utilizadas por um grupo de nativos da Nova Zelândia. Claro, quando estivermos estudando a Nova Zelândia isso fará todo o sentido do mundo, mas é importante não apressar as coisas – aprender primeiro as coisas que serão mais utilizadas e com o tempo ver coisas mais específicas de cada país. Por isso o aprendizado de um idioma é algo para a vida toda. O que não quer  dizer que você vai levar a vida toda para se comunicar com alguém. Eu estudo Inglês há mais de 10 anos e ainda existem muitas coisas que eu não sei e estudo todos os dias.

Mas, o título do post é: “Como aprender e memorizar vocabulário em Inglês?” e eu vou passar algumas dicas de técnicas muito utilizadas para esse fim. Cada pessoa é diferente e é legal tentar todas as técnicas e perceber com qual você se identifica mais.

São elas:

– Mind maps;

– Vocabulary notebook;

– Word cards;

– Colourful dictionary;

– Pictionary;

Fique ligado, na segunda parte do Post vou explicar o que é cada um e como você pode utilizar materiais simples para aumentar seu vocabulário!

See you!

Advertisements

One comment

  1. […] o post Como Aprender e Memorizar Vocabulário em Inglês – Parte I, vou colocar algumas estratégias pra lembrar das palavras que vemos durante as aulas, em livros, […]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: